27 janeiro 2008

Como Orava Ghandi

Percebo que muitas vezes as barreiras de religião tendem a nos afastar, assim como nossa visão política, social, etc. Mensagens e pensamentos de pessoas iluminadas como Ghandi (hinduísta) nos ensinam que as diferenças não devem ser barreiras, mas causa de compreensão, aceitação, tolerância e união. Ghandi tinha como valores de vida coisas muito simples, como oração, não-violência, humildade, abstinência... Conseguiu transmitir tão grandiosamente a sua mensagem que foi um dos responsáveis pela maior revolução pacífica da história, conseguindo libertar a Índia do domínio britânico na década de 30. Pouco antes do seu assassinato, jejuou pela não-violência entre hindus, muçulmanos e cristãos (afirmando que poderia jejuar até a morte, caso fosse necessário). Acredito que todos deveríamos aprender a pensar um pouco como ele, que a todo momento nos mostrou a magia de seus gestos poéticos.

Djavan

----

Ajuda-me a dizer a verdade diante dos fortes e a não dizer mentiras para ganhar o aplauso dos fracos.

Se me dás fortuna, não me tires a razão. Se me dás o sucesso, não me tires a humildade. Se me dás humildade, não me tires a dignidade.

Ajuda-me a enxergar o outro lado da moeda, não me deixes acusar o outro por traição aos demais, apenas por não pensar igual a mim.

Ensina-me a amar aos outros como a mim mesmo. Não deixes que me torne orgulhoso se triunfo, nem cair em desespero se fracasso.

Mas recorda-me que o fracasso é a experiência que precede ao triunfo.

Ensina-me que perdoar é um sinal de grandeza e que a vingança é um sinal de baixeza.

Se não me deres o êxito, dá-me forças para aprender com o fracasso.

Se eu ofender ás pessoas, dá-me coragem para desculpar-me e se as pessoas me ofenderem, dá-me grandeza para perdoá-las.

Senhor, se eu me esquecer de ti, nunca te esqueças de mim.

"Mahatma" (grande alma) Ghandi

Powered by ScribeFire.

2 comentários:

Unknown disse...

Diferenças existem,para qualquer ser humano que se "compara" ao outro ( há beleza nisso e também dificuldades- não nego), entretanto sempre acreditei que podemos fazer de nossas diferenças elos.
E porque não ressaltar nossas similaridades ?! Nem que seja até aprendermos a lidar com nossas diferenças?

Te convido!
Aceita?

Anônimo disse...

Pois é. Não há como negar que o mundo seria um lugar infinitamente mais agradável se as pessoas conhecessem os pensamentos de Ghandi e claro, aprendessem com eles. Não sei se te contei mas entrei numa aula de meditação, e nossa! Você não imagina como é gostoso meditar entrar no âmago do seu ser e se sentir em paz. E além disso, é legal você perceber a diferença de crenças, a beleza que há em tudo isso. Todos se respeitando e fazendo disso, um motivo para buscar cada vez mais conhecimento...

Sei que você não é uma pessoa alienada e certamente é alguém com bom senso, além de todas as outras qualidades, claro. Admiro-te por isso.

Beijo grande.