27 janeiro 2008

Como Orava Ghandi

Percebo que muitas vezes as barreiras de religião tendem a nos afastar, assim como nossa visão política, social, etc. Mensagens e pensamentos de pessoas iluminadas como Ghandi (hinduísta) nos ensinam que as diferenças não devem ser barreiras, mas causa de compreensão, aceitação, tolerância e união. Ghandi tinha como valores de vida coisas muito simples, como oração, não-violência, humildade, abstinência... Conseguiu transmitir tão grandiosamente a sua mensagem que foi um dos responsáveis pela maior revolução pacífica da história, conseguindo libertar a Índia do domínio britânico na década de 30. Pouco antes do seu assassinato, jejuou pela não-violência entre hindus, muçulmanos e cristãos (afirmando que poderia jejuar até a morte, caso fosse necessário). Acredito que todos deveríamos aprender a pensar um pouco como ele, que a todo momento nos mostrou a magia de seus gestos poéticos.

Djavan

----

Ajuda-me a dizer a verdade diante dos fortes e a não dizer mentiras para ganhar o aplauso dos fracos.

Se me dás fortuna, não me tires a razão. Se me dás o sucesso, não me tires a humildade. Se me dás humildade, não me tires a dignidade.

Ajuda-me a enxergar o outro lado da moeda, não me deixes acusar o outro por traição aos demais, apenas por não pensar igual a mim.

Ensina-me a amar aos outros como a mim mesmo. Não deixes que me torne orgulhoso se triunfo, nem cair em desespero se fracasso.

Mas recorda-me que o fracasso é a experiência que precede ao triunfo.

Ensina-me que perdoar é um sinal de grandeza e que a vingança é um sinal de baixeza.

Se não me deres o êxito, dá-me forças para aprender com o fracasso.

Se eu ofender ás pessoas, dá-me coragem para desculpar-me e se as pessoas me ofenderem, dá-me grandeza para perdoá-las.

Senhor, se eu me esquecer de ti, nunca te esqueças de mim.

"Mahatma" (grande alma) Ghandi

Powered by ScribeFire.

04 janeiro 2008

Sobre pessoas e poesias

Nesta vida, somos como poesia. Onde de verso em verso, vamos sendo sintetizados fugazmente. É representado nisso, nossa beleza e a brevidade.

Assim com há diferentes tipos de poesias, há diferentes tipos de pessoas.

São Vidas e Linhas, escritas pelo sopro do Criador...

Assim, como há poesias longas, poesias curtas, poesias tristes, poesias felizes... Há também as pessoas. Cada qual com suas características, elementos, rimas e trovas.

Os momentos de nossas vidas, acredito serem expressos nas estrofes.

As linhas em branco entre elas são os momentos de reflexão, de recomeço...

De algumas pessoas/poesias, apenas nos é permitido acompanhar uma estrofe, ou seja, apenas um momento, onde nos cabe apenas saber apreciar a beleza dessa...

Eu espero-me sempre compor de versos e trovas dessas pessoas/poesias.

Apesar da maioria tentar silenciar em si as lembranças (boas e más) das estrofes, eu as aceito com um presente. Lembro-me de momentos/estrofes de pessoas/poesias que foram as mais belas e importantes para mim, todas nas quais me sustento, me componho.

Não há vergonha, renegação ou tristeza.... Assim como as cicatrizes, os versos e estrofes que guardo para mim, que me formam, são meu legado, o que me compõe, me tornando poesia.

03 janeiro 2008

A Cada Ano

a cada ano
nos exigem sorrisos
e votos de felicidades

como se a felicidade existisse

em meio às guerras
fome & crimes & desertos
políticos & assaltos & tsunamis
a felicidade teima
mas os homens insistem
em desconhecê-la

a felicidade não deveria ser
apenas um desejo de ano novo

mas o pão nosso de cada manhã

Mário Quintana - Via Verdes Trigos


Powered by ScribeFire.